quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Dinâmica de apresentação

Fiz os cartões com as seguintes mensagens; FORA - Um recadinho especial para você!!
DENTRO - Olhe no espelho e veja quem é a pessoa mais importante da sala.
A dinâmica começa com todos em círculo. Dentro de uma caixa coloco todos os cartões, a caixa vai passando de mão em mão até eu apitar ( tipo dança das cadeiras) a criança que estiver segurando a caixa na hora do apito, deve se apresentar aos demais e responder qualquer pergunta feita pelo grupo. Idade, preferências, esporte . . . depois o aluno retira um cartão e não deve abrí-lo até todos os outros terem retirado o seu.
No final a professora deve falar um pouco sobre que todos nós somos diferentes, únicos, especiais,.. e que contribuímos para a sala de aula .
Posted by Picasa

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Ganhei este selinho do blog Pedagogia com Afeto.
Obrigada pelo "mimo"!!!!

Esse selinho é pra todos os blogs que tem compromisso com a educação.
A pessoa que receber deverá seguir alguns passos:
1 - Postá-lo no blog e divulgar quem enviou;
2 - Escolher 05 blogs que gostaria de indicar;
3 - Avisar aos blogs indicados;
4 - Não quebrar a corrente do bem;
5 - Postá-lo em um cantinho especial do seu blog.
Espero que não quebrem a corrente do bem.
Essa é a nossa corrente.
A corrente das educadoras amantes dos blogs educativos!
E AS MINHAS ESCOLHIDAS SÃO:

http://pescarideias.blogspot.com


http://aventaldehistórias.blogspot.com

http://fazendoartenaescola2.blogspot.com

http://jardimdaalegria.blogspot.com

http://pirlim-pimpim.blogspot.com

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

MURAL

Algumas amigas me pediram para fazer um mural da Turma da Mônica Jovem.
Aproveitei e resolvi fazer para a minha sala tb.
Ampliei os desenhos e pintei com tinta. Logo que eles forem colocados na sala posto novamente para vcs verem como ficou. Bjão
Posted by Picasa

JOGOS

Jogar/ fixar/ aprender/ ligar família e escola

Sempre que possível e com a vontade de que a família participe das atividades desenvolvidas na escola, faço um joguinho simples com algum conteúdo em que eu esteja trabalhando e mando para casa, onde deverá ser jogado com a família.

  • Envio o jogo em uma sacola com as regrinhas . O aluno deverá trazer o jogo no dia seguinte, para que assim outra criança possa levá-lo. O jogo é somente jogado em casa, para que assim desperte a curiosidade. Quando todos os alunos tiverem levado os jogos , ele pode ser jogado em sala ou levado novamente.
  • Eles adoram e ficam na maior ansiedade para serem sorteados.
  • Os pais também gostam, pois é uma oportunidade de trabalhar de forma divertida com seus filhos.
  • Muitas mães copiaram os jogos para eles terem em casa. São jogos simples e que atendem a proposta de fixar o conteúdo.
  • Estou postando alguns jogos que fiz ano passado. Conteúdo do terceiro ano ( antiga segunda série).
  • Espero que gostem e façam adaptações.
Tapa certo - Cada participante pega uma mãozinha. É espalhado sobre a mesa os círculos redondos com diversas palavras. Deverá ser colocado em um lugar onde todos possam alcançar uma pilha de cartões com os nomes: TRITONGO / DITONGO/ HIATO.
Uma criança de cada vez retira o cartão para que todos possam ver a palavra. A pessoa que pegar com sua mãozinha o círculo com a palavra certa primeiro fica com ele. No final quem tiver o maior número de "bolachas" ganha.
O jogo deve ser supervisionado para se ter certeza que o círculo contenha a classificação pedida no cartão. ( Geralmente, eu mando para casa as respostas certas, caso haja alguma dúvida).
Posted by Picasa
Dominó - Este foi feito com a matéria Matemática - Valor relativo e valor absoluto do numeral.
O aluno deverá ficar atento e ir encaixando as peças observando: - o número sublinhado e a abreviação V.R = valor relativo ou V.A = valor absoluto.
Posted by Picasa
Bingo dos Dígrafos - Fazer as pedrinhas com diversas palavras. Não esquecer que é um Bingo, portanto nas cartelas algumas palavras deverão estar repetidas, tornando o jogo mais interessante.
Geralmente peço para que quem cante o Bingo na primeira vez seja o aluno, pois este falará a palavra e o dígrafo existente nela. O Bingo pode ser feito com várias noções dadas em sala de aula.
Posted by Picasa
Quebra-cabeça - As peças possuem atrás diversos tipos de palavras. No tabuleiro onde elas deverão ser encaixadas,estão as diversas formas de se classificar( neste caso usei: número de sílabas e em relação a acentuação tônica) . Faço com vários desenhos que possam ser compartilhados entre os membros da família.
Posted by Picasa


Jogo do Mico - A finalidade é que o aluno se familiarize com as diversas formas de representar um número.
As regras são as mesmas de um jogo do mico. Retira-se uma carta, distribui o restante entre os participantes que deverão formar pares. As cartas que sobrarem na mão, deverão ser trocadas entre os jogadores. O jogador que ficar com a carta que não casa é o Mico.
Posted by Picasa
Borboleta blog Todo ano faço com a minha turma o cinema reciclagem.
Coletamos durante um período latinhas que são guardadas e posteriormente trocadas por dinheiro em um posto de troca. Com este dinheiro compramos pipoca, refrigerante, gelatina, alugamos o filme. . . É a maior diversão!!
Em 2008 fizemos em vez de cinema uma discoteca com guloseimas.
É uma boa maneira de criar hábitos e alertar sobre a importância de se reciclar para um mundo melhor.
Montagens gif

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Mural dos aniversariantes


Esse é o mural onde colocarei os aniversariantes da sala. Foi retirado da revista Educação Infantil e acho uma graça!
Após a dinâmica do primeiro dia ( estou acabando de confeccionar e depois mostro) preencheremos o mural.
No dia do aniversário do aluno, sempre faço uma bola de aniversário em papel bem colorido, prendo uma velinha , fio laminado e votos de felicidades mil. ( depois coloco para vcs verem ).

domingo, 11 de janeiro de 2009

Movimentos da Terra



Esse vídeo é muito bonitinho e nos mostra os movimentos da Terra. Achei-o em um link no blog da Zuka.
Depois de assistí-lo, que tal brincar de movimentos da Terra. Uma pessoa é o Sol e a outra a Terra. Podemos rodar, rodar, . . . Fazer histórias. . ., desenhos. . . o que nossa imaginação permitir!!

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

http://www.monica.com.br
http://www.tododiacomaquimica.com.br
http://www.redescola.com.br/kids/

Dicas de sites para se divertir

Dica de sites para quem quer se divertir e aprender nas férias.
É sempre aconselhável, o responsável ver os links junto com seus filhos.

Encontrei alguns dos Links abaixo no blog Bestblog brazil


http://www.mathplayground.com/games,html

Dica Cultural 2

Comemorando o ano Internacional da Astronomia, o Planetário do Rio , de 20 a 23, deste mês, estará aberto gratuitamente para as sessões na cúpula, experimentos do museu do Universo, palestras, além de um dia a mais de observação do céu na Praça dos Telescópios. Mais informações pelo tel 2274 00 46. Aproveite!!


domingo, 4 de janeiro de 2009

DICA CULTURAL



">Arte Sesc- Rua Marquês de Abrantes, 99 / Flamengo - " Exposição H2O: O futuro das águas " - Mostra o tema água sob vários pontos de vista e possui uma sala de jogos virtuais para as crianças. Até 22 de março / Grátis

Espaço Cultural da Marinha - Passeio de rebocador até a Ilha Fiscal R$ 10,00. Uma boa dica para quem ainda não viu a maravilha que é a ilha. A entrada no museu é Grátis.

E uma Dica que não pode faltar . . . não é cultural é " prazeiral " !! Brinque ao ar livre! Praia, praças, lagoa . . . não esqueça de levar filtro solar, água e muita disposição. BJS!!!

sábado, 3 de janeiro de 2009

Oba!! Vamos brincar nas férias !!!


SAPATEANDO COM BALÕES DE FESTA.
Cada participante enche 2 balões e os amarra nos pés.
Uns devem pisar nos balões dos outros para estourá-los.
Vence quem ficar com mais balões. Você também pode brincar formando equipes.

ALFÂNDEGA

Sorteiem para ver quem vai ser o chefe da alfândega e tracem uma linha no chão. O chefe fica de um lado e a turma do outro. Ele inventa uma regra para a bagagem dos viajantes e todos Têm que descobrí-la. O chefe diz: Vou viajar e levar um . . . e fala o nome de uma coisa que se encaixe na regra. Por exemplo, se ele escolher que todos devem levar objetos que podemos encontrar no banheiro. O chefe diz que vai levar uma escova de dente e pergunta? E você vai levar o quê ?
Se o participante acertar ele pode passar a linha, se ele disser algo que não combine, não pode viajar. A brincadeira continua até todos acertarem e o 1o que acertou e que vai se tornar o chefe.

BOLA QUE ESCORREGA

Faça uma roda com os amigos e passem um sabonete molhado de um para o outro, sem deixar cair. Quem deixar cair paga uma prendae, na segunda vez sai da brincadeira. Ganha quem ficar por último.

Lembrete: Todos devem estar com as mãos molhadas.