sábado, 16 de janeiro de 2010

Interpretando imagens

Eu gosto muito de fazer com os alunos a interpretação de uma imagem...... Eles colocam suas idéias, debatemos e podemos depois fazer um texto coletivo ou individual.

Resolvi colocar algumas aqui relacionadas ao meio ambiente e como nós o tratamos... Tantas catástrofes acontecendo que temos que nos posicionar... Aproveitem




quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Bolo de Reis


Hoje é Dia de Reis . Reis que seguiram a estrela e encontraram Jesus.
Realmente não sabemos se eram reis e somente três... Mas a tradição manda que neste dia façamos o BOLO DE REIS .
Uma ótima ideia para fazer com a garotada.... procure uma receita do famoso bolo ou faça com uma receita sua.. o que não podemos esquecer é de colocar um presentinho na massa .
Dizem que quem achar o presentinho na fatia terá um ano de sorte...
mas como estamos falando de crianças... podemos contar a tradição e fazer algumas alterações para que ninguém fique triste.
Que tal cada criança escrever felicitações para o ano em uma tirinha de papel?? Neste caso todos ganhariam um presentinho...
Vamos lá curta este momento ..
Bjs

Alguns sites com a história e receitas..

http://www.ofner.com.br/index.php?view=historia-do-bolo-rei

http://www.receitasdebolos.com.br/receitas/2065/bolos/bolo_dos_reis.html
http://trireceitas.blogspot.com/2009/12/bolo-de-reis-delicioso.html

Neste blog inclusive encontramos várias receitas divertidas para se fazer com criança( sempre com o auxílio de um adulto)

domingo, 3 de janeiro de 2010

2010 Ano Internacional da Biodiversidade







2010...Ano Internacional da Biodiversidade






Em 2010 celebra-se o Ano Internacional da Biodiversidade. Subordinado ao tema "Biodiversidade é vida. Biodiversidade é a nossa vida", a iniciativa decorrerá durante todo o ano no mundo inteiro. Os seres humanos fazem parte desta rica diversidade e têm o poder de a proteger ou destruir. Beneficiamos muito mais com a sua proteção. É pois necessário proteger a rica biodiversidade do nosso planeta, que desaparece a um ritmo cada vez mais acelerado. A sua proteção e manutenção faz parte da nossa riqueza como seres humanos e como povo. Faz parte da nossa cultura social e humana. Sem ela, ficamos mais pobres na nossa essência e no nosso saber. As nossas ações no mundo de hoje, modificam a paisagem à nossa volta, muitas vezes de uma maneira irreversível. Devemos procurar uma maneira de entender a biodiversidade e as suas implicações na nossa vida. Se cada um fizer algo mais do que apenas "usar" a natureza, talvez seja uma maneira de começar. Está na hora de abrir os olhos e preservar o que é nosso e de todos: a Biodiversidade. (Gonçalo Lemos)
 
Retirado do blog http://aprenderecia.blogspot.com/